O que é hipoglicemia e hiperglicemia?
A hipoglicemia, significa nível baixo de glicose sangüínea, que pode ser causada pela administração de insulina excessiva, pouco alimento, refeições ou lanches atrasados ou esquecidos, exercício ou outra atividade física ou ingestão de álcool sem alimento. O tratamento em geral começa com 15 g de carboidrato. Se o paciente não for capaz de engolir, a administração de glucagon subcutâneo ou intramuscular pode ser necessária. Portanto, é necessária a ingestão de açúcar no tratamento da hipoglicemia. Quando a glicemia está abaixo de 60 mg%, com grandes variações de pessoa a pessoa, podem ocorrer sintomas de uma reação hipoglicêmica: sensação de fome aguda, dificuldade para raciocinar, sensação de fraqueza com um cansaço muito grande, sudorese exagerada, tremores finos ou grosseiros de extremidades, bocejamento, sonolência, visão dupla, confusão que pode caminhar para a perda total da consciência, ou seja, coma.
A hiperglicemia, é caracterizada pela quantidade excessiva de glicose no sangue, é causada por pouca insulina, resistência à insulina ou ingestão alimentar aumentada. Seu tratamento inclui insulina suplementar, reposição de líquidos e eletrólitos e monitoração médica.
Sintomas:
Muita sede; muita fome com emagrecimento; excesso de urina; cansaço; fraqueza; tonturas. Podem ocorrer náuseas; muita sonolência; vômitos e dificuldade respiratória.