Um breve resumo sobre a história de Enfermagem
É muito difícil remeter à origem dessa profissão. O que sabemos é que desde tempos mais antigos a profissão de enfermeiro já era reconhecida por aqueles que cuidavam e protegiam as pessoas doentes, em especial os convalescentes, idosos e deficientes.
Segundo historiadores, a palavra enfermeira tem sua origem em duas palavras do latim: “nutrix” que significa mãe e “nutrire” que significa cuidar e nutrir. Adaptadas ao inglês, essas palavras acabaram se transformando em NURSE que, traduzida para o português, ganhou o significado de enfermeira.
Neste sentido, foi sugerido pela ANA (American Nurses Association ou Associação de Enfermeiras Americanas) a seguinte definição:
“A enfermagem é uma ciência e uma arte, levando em consideração que o objetivo principal do trabalho é o de cuidar dos problemas reais de saúde, por meio de ações interdependentes com suporte técnico científico, bem como reconhecer o papel significativo do enfermeiro de educar para saúde, ter habilidades em prever doenças e o cuidado individual e único do paciente".
De qualquer forma, entendemos que a enfermagem deve ser compreendida como as ações promovidas por pessoas que se dedicam a oferecer todas as formas de cuidados, nas suas melhores condições para que um enfermo tenha condições de atingir sua plena recuperação.
Florence Nightingale, uma das responsáveis pelo modelo de enfermagem que conhecemos atualmente, fundadora da enfermagem com embasamentos técnicos e científicos, já dizia que o objetivo da enfermagem é cuidar e manter o enfermo nas melhores condições possíveis para que a natureza possa atuar sobre ele. Parte do princípio de que existe cuidado sem cura, mas não existe cura sem cuidados.
Ao longo dos anos, a enfermagem foi se modernizando e criando conceitos mais amplos do que aqueles em que a única preocupação era o cuidado com o corpo e saúde do enfermo. Assim, entre os novos papéis da enfermagem moderna, podemos destacar:
1) A enfermagem na proteção da saúde, agindo no controle de contaminações e tratamentos de lixos, abordando questões de higiene ambiental, orientando na prevenção de doenças e cuidados com a higiene corporal e alimentar.
2) A enfermagem na promoção da saúde, oferecendo todas as informações pertinentes sobre alimentação, educação sanitária, controle da natalidade e métodos de contracepção, riscos de doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.
3) A enfermagem na prevenção de doenças, aplicando e controlando o uso de vacinas, notificando doenças contagiosas e orientando sobre formas de prevenir acidentes e doenças.
4) A enfermagem na área curativa, oferecendo atendimento a todas as necessidades de pessoas doentes, quer seja em domicílio, hospital ou qualquer outro lugar que o pronto atendimento se faça necessário.
5) A enfermagem na reabilitação, agindo para que o processo de reabilitação seja realizado de forma adequada com a devida reintegração do enfermo à sociedade de maneira rápida e segura.